02/11/2021 às 15:27 Dicas

7 Dicas para fazer uma Retrospectiva Infantil

51629
5min de leitura

Como fazer uma retrospectiva

A retrospectiva infantil faz parte da maioria das festas infantis, e já é aguardada por todos os convidados. Então, o ideal é passar uma retrospectiva que seja atraente e divertida para não perder o interesse dos telespectadores (convidados) da festa!

Mas aí você pergunta? E como faço pra ter uma retrospectiva bacana e que também seja uma recordação legal pra minha família? 

Bom, existem algumas maneiras pra se produzir uma retrospectiva e vamos falar dos principais aspectos técnicos para fazer uma linda retrô! 

Mesmo que você ganhe no seu pacote quando contratar um buffet por exemplo, você pode sugerir algumas dessas dicas. Ou você mesmo pode produzir a sua retrospectiva com essas dicas. 

1 - Quantidade de Fotos Ideal

Aqui é onde a maioria das pessoas que optam por fazer por conta própria na maioria das vezes erra. 

Normalmente temos milhares de fotos guardadas no computador, celular, tablet etc... E nessa hora achamos que podemos usar todo aquele material na retro, pois já não sabemos mais o que fazer com tantas fotos, não é mesmo? 

Bom, isso é assunto pra outro post, mas já adianto que você pode fazer muita coisa com essas fotos que estão guardadas nos seus dispositivos. 

Na retrospectiva, temos que lembrar que ela foi feita para passar em um determinado momento da festa e que, seus convidados, na maioria das vezes não querem ficar vendo um monte de foto igual ou 50 fotos da mesma viagem que você fez. 

O ideal é que você separe de 50 a 70 fotos para passar na retrospectiva inteira pois assim você não vai cansar os convidados e você poderá aproveitar mais as atrações da sua festa!

2 - Qualidade das Fotos

Já sabemos a quantidade ideal de fotos, agora já tá mais fácil selecionar pois você não precisa colocar 500 fotos em uma retrô. :)

Sugerimos inserir as melhores fotos nessa retrospectiva. As que tenham as melhores qualidades técnicas, descarte aquelas fotos tremidas, borradas e também aquelas fotos onde você só vê o vulto da pessoa, isso acontece geralmente onde o fundo tá muito claro e o fotografado ficou na sombra por exemplo. 

Exclua da seleção aquelas muito escuras também, as vezes no seu computador ou dispositivo ela até parece estar mais ou menos, mas lembre-se que ao colocar em uma tela grande ou um projetor, talvez aparece apenas a tela preta, os convidados não irão identificar o que tem naquela foto. 

Outro tipo de foto que você não deve selecionar, são aquelas que estão com qualidades muitos pequenas, as vezes você só tem uma miniatura que foi retirada do face ou de outro local da internet e ela vem sem resolução nenhuma, a qualidade dela é apenas para uma miniatura mesmo, antes de baixar a foto, verifique se tem a possibilidade de abrir a miniatura da foto e tente baixa-la com a melhor qualidade possível. :)

3 - O que mostrar na retro?

Agora que você já sabe o arquivo ideal para separar, quais momentos devo apresentar para os meus convidados? 

Sugerimos que você mostre aqueles momentos diferentes, divertidos, inusitados e aqueles que as pessoas desconhecem. 

Momentos do tipo: Boca suja de chocolate, descabeladas, fazendo arte (riscando paredes, entrando em armários, malas, etc), primeiros passinhos, praia, primeira viagem entre outros... 

Não esqueça também das pessoas mais próximas, Avôs, padrinhos, irmãos, tios, etc...

4 - Duração da retrospectiva

Essa dica tá relacionada com a quantidade de fotos, como sabemos que a retrospectiva terá 70 fotos e uns 3 vídeos podemos fazer uma retrô de 6 a 8 minutos. 

Poxa assim é muito pouco, muitos vão falar... mas na verdade não, pense em deixar cada foto com no máximo 5 segundos e os vídeos com no máximo 20 segundos, o vídeo é uma outra dica, mas ele serve pra deixar a retro mais dinâmica. 

O ideal é não fazer uma retrospectiva muito longa pois seus convidados não irão prestar atenção por muito tempo, lembre-se que você está mostrando a sua família e geralmente as pessoas não tem paciência para ficar vendo as fotos das outras pessoas por muito tempo. 

Por isso é importante fazer uma seleção bem legal do seu material para as pessoas se divertirem e se emocionarem com a sua história. :)

5 - Vídeos

Os vídeos servem para deixar sua retrospectiva mais dinâmica e atrativa para quem está assistindo. 

Seguindo o mesmo raciocínio das fotos, separe uns 3 vídeos curtos, com no máximo 30's com um conteúdo que seja interessante...

Algo que seja divertido ou emotivo para seus convidados. tipo: Primeiro passos do bebê, uma linda gargalhada, uma brincadeira diferente, primeiro dia de aula, primeira vez no mar, etc..

6- Músicas

A trilha sonora também é muito importante para criar uma linda retrospectiva. De 2 a 3 músicas são suficientes para passar as 70 fotos e os vídeos. 

A escolha da música pode ser por algo relevante a família, escolha músicas que sejam importante pra vocês que tenha um significado especial. 

Na hora da edição é legal separar as músicas mais lentas e mais rápidas, pois você tem que editar o vídeo das fotos de acordo com o ritmo da música. 

Caso a música seja mais lenta, edite as fotos para serem mostradas de forma mais lenta e quando a música for mais agitada, mostre as fotos de maneira mais rápida, assim o vídeo também vai ficar mais agradável para assistir.

7- Exibição do Vídeo

Seja no salão de festa, em casa ou em um mega buffet, procure saber antes qual tipo de equipamento vai exibir a sua retrospectiva. 

Você precisa saber o tamanho e o formato da tela para produzir o material de acordo com a melhor resolução possível. Por exemplo, alguns buffet's trabalham com telões no formato quadrado, sendo assim, se você fez uma retrospectiva para exibição no formato de tv por exemplo 16:9 widescreen, a retro vai ficar menor no telão para se adequar aquele formato, gerando aquelas faixas pretas a cima e em baixo do vídeo. 

É muito melhor você visualizar o seu lindo material em tela cheia aproveitando todo o recurso daquele telão. Outra dica importante em relação a exibição do material é saber o tipo de arquivo suportado para rodar a sua retrospectiva. 

Já vi muitas pessoas perderem dias montando uma retrospectiva e na hora da exibição o arquivo não "rodar"no equipamento do local. 

O ideal é perguntar qual tipo de arquivo o local suporta para rodar a sua retro e também ir uns dias antes no local e pedir para fazer um teste pois você passou um tempo produzindo aquele material e não é justo não poder apresenta-lo.

8 - Dica extra

Caso você queira fazer uma retrospectiva e não quer pagar para uma empresa especializada, você mesmo pode fazer a sua e nós iremos ajudá-lo com uma dica super bacana! 

O nosso amigo Duanne Rodrigues criou um curso mostrando o passo a passo para você fazer uma retrospectiva que deixará os convidados impressionados. Clique no link abaixo e saiba mais um pouquinho deste incrível material. Espero que gostem... :)

Retrospectiva Animada 

Todos esses modelos de Retrospectivas animadas prontas são 100% personalizáveis!

Podendo ser trocadas as fotos, músicas e tudo que desejar para melhor se adequar a sua ocasião.

Temos os principais temas para Retrospectiva Infantil prontos para você personalizar, 

colocar as fotografias dos seus príncipes e princesas, gravar e emocionar seus convidados e familiares.

02 Nov 2021

7 Dicas para fazer uma Retrospectiva Infantil

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

como fazer uma retrospectiva como fazer uma retrospectiva infantil curso de retrospectiva curso de retrospectiva animada de casamento e aniversario curso de retrospectiva animada slideshow curso de retrospectiva duanne curso de retrospectiva duanne rodrigues curso online de retrospectiva curso para fazer retrospectiva animada dica de fotografia infantil dica para fazer retrospectiva dica retrospectiva duanne rodrigues fotografia infantil melhor curso de retrospectiva animada retrospectiva retrospectiva animada retrospectiva infantil

Quem viu também curtiu

16 de Jan de 2020

Convite Virtual Animado

14 de Mar de 2022

Escolinha em Casa - O Melhor Material para Reforço Escolar do Brasil